Trilhas Pesadas

 Pedra do Sino (2246m do nível do mar):
Localizada no parque estadual de Serra dos Órgãos a Pedra do sino é o pico mais alto deste maciço com 2246 m, o acesso é feito através da portaria do parque em Teresópolis, a caminhada se inicia ao nível de 1100 m com um percurso de aprox. 10.600 m é possível fazer pernoite no Abrigo 04 (lembre de reservar antes,  principalmente se fizer o percurso durante o final de semana). Com um bom preparo físico é possível fazer a subida em bate e volta, mais se for a primeira vez , o aconselho a pernoitar no abrigo. O cume da Pedra do Sino fica a 30 min. de subida do abrigo e oferece uma vista privilegiada, não perca o nascer do sol no Sino (é um espetáculo a parte), como também o anoitecer na Pedra da Baleia que fica a dez min. de caminhada do abrigo.  



Travessia Petrópolis/Teresópolis:

Esta trilha é uma das mais famosas do Brasil, tida por alguns como a Machu Picchu Brasileira. A trilha tem uma extensão aproximada de 32 km os mais bem  preparados podem chegar a fazer o percurso em um dia, sendo que para os pobres mortais o normal é fazê-lo em três dias, o percurso pode ser feito no sentido Petrópolis-Terezópolis ou vise versa sendo que o mais comum é iniciar por Petrópolis (vá de gosto de cada um, eu já o fiz nos dois sentidos). Aí  vão algumas considerações dos dois percursos:
Petrópolis-Teresópolis:
A subida do primeiro dia e feita pela portaria do parque em Correias  (município de Petrópolis), é uma subida íngreme até o Castelo do Açu onde se faz o pernoite em barraca ou em um abrigo improvisado na pedra.
Tresópolis-Petrópolis:
A vantagem que eu vejo em fazer a travessia em este sentido está em ter a possibilidade de uma boa dormida na noite do primeiro dia (no abrigo 04, próximo ao Pico da Pedra do sino).
Porém como disse antes a maioria prefere subir por Petrópolis.
De qualquer forma o preparo físico e um bom conhecimento da área seja este com ajuda de Guia ou GPS se faz fundamental,  pois a trilha exige muito.
A melhor época se dá partir de Maio quando começa o período de estiagem, em contrapartida o frio se faz sentir e tem que estar preparado para recebê-lo, eu já passei por noites de 2 °C.
O resto é curtir as maravilhosas paisagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário